Anestésico Neocaína 0,5% Sem Vasoconstritor - Cristália
Embalagem com 10 frascos-ampola de vidro de 20 mL em estojo esterilizado. Solução injetável de Cloridrato de Bupivacaína, sem vasoconstritor.
Você criará a sua própria lista e ficará disponível só para você.
Sua lista ficará disponível só para você.
Você criará a sua própria lista e ficará disponível para todos.
Sua lista ficará disponível para todos.

Tem certeza de que deseja remover o arquivo?
Anestésico Neocaína 0,5% sem vasoconstritor da Cristália
Venda sob prescrição médica.
É um medicamento, seu uso pode trazer riscos, procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula. Medicamentos podem causar efeitos indesejados, evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
- Solução injetável sem vasoconstritor.
- Via de administração: infiltração local, perineural de nervos periféricos e epidural.
- Não está indicado para raquianestesia.
- Uso adulto.
- Anestesia local odontológica.
- Registro MS n° 1029800530245.
Composição do Anestésico Neocaína 0,5% sem vasoconstritor
Cada mL contém:
cloridrato de bupivacaína.........................5mg;
veículo estéril q.s.p....................................1ml;
Veículo: cloreto de sódio, metilparabeno, água para injetáveis.
Advertências e Precauções
- Os anestésicos locais para utilização em grandes quantidades e ou em bloqueio de plexos ou neuroeixo devem ser administrados por profissionais habilitados e com retaguarda de suporte para emergências.
- Têm sido relatados casos de parada cardíaca ou morte durante o uso de cloridrato de bupivacaína para anestesia epidural ou bloqueio de nervo periférico. Em algumas situações, a ressuscitação tem sido difícil ou impossível, apesar de, aparentemente, a preparação e a administração terem sido adequadas.
- Os procedimentos anestésicos regionais ou locais, exceto aqueles mais comuns, devem ser sempre realizados em áreas bem equipadas e com pessoal treinado, onde devem estar facilmente disponíveis os equipamentos e medicamentos para o monitoramento e ressuscitação de emergência.
Para mais informações, vide a Bula.
Interações Medicamentosas
A administração concomitante de vasopressores e fármacos ocitócicos do tipo ergot poderá causar hipertensão grave persistente ou acidentes cerebrovasculares. A bupivacaína deve ser usada com cuidado em pacientes tratados com antiarrítmicos, como a tocainida, pois há adição de efeitos tóxicos. O uso simultâneo desses agentes deve ser evitado. Nas situações em que a terapia concomitante seja necessária, o monitoramento cuidadoso do paciente será essencial
Posologia e Modo de Uso
Deve-se ter muito cuidado para prevenir reações tóxicas agudas, evitando-se injeções intravasculares. É recomendada a aspiração cuidadosa antes e durante a injeção. Quando uma dose grande for injetada, por exemplo, no bloqueio epidural, uma dose teste de 3-5 mL de cloridrato de bupivacaína contendo epinefrina é recomendada, injeção intravascular acidental pode ser reconhecida por um aumento temporário da frequência cardíaca. A dose principal deve ser injetada lentamente, a uma velocidade de 25-50 mg/min, ou em doses progressivamente maiores, mantendo contato verbal constante com o paciente.
A dose máxima recomendada de cloridrato de bupivacaína em um período de 4 horas é de 2 mg/kg de peso até 150 mg em adultos. Experiências até o momento indicam que a administração de 400 mg durante 24 horas é bem tolerada em adultos normais.
Para mais informações de posologia e modo de uso, vide a Bula.
Reações adversas
- Muito comum: hipotensão e náusea;
- Comum: parestesia tontura, bradicardia, hipertensão, vômito, retenção urinária;
Para mais informações, vide a bula.
Como armazenar a Neocaína 0,5%?
Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC, protegido da luz.
O prazo de validade do produto é de 36 meses, a partir da data de fabricação, sendo que após este prazo de validade o produto pode não apresentar mais efeito terapêutico. Não utilize medicamento vencido.
Para mais informações, vide a Bula.
Qual a indicação do Neocaína 0,5%?
O Anestésico Neocaína 0,5% Sem Vasoconstritor da Cristália é composto por Bupivacaína, que é indicada para a produção de anestesia local ou regional ou analgesia para cirurgia, procedimentos de cirurgia orificial, procedimentos diagnósticos e terapêuticos, e para procedimentos obstétricos.
Somente as concentrações de 0,25% e 0,50% são indicadas para anestesia obstétrica.
Este medicamento também é destinado ao tratamento e profilaxia de dores causadas por processos cirúrgicos. Indicado para anestesia por infiltração, quando se deseja longa duração, por exemplo para analgesia pós-operatória.
Bloqueios de longa duração ou anestesia peridural onde a epinefrina é contraindicada e o relaxamento muscular potente não é necessário ou desejável.
Existe alguma restrição ou cuidado especial ao usar Anestésico Neocaína 0,5% em pacientes odontológicos?
Confira as contraindicações do Cloridrato de Bupivacaína 0,50% sem vasoconstritor:
As soluções de cloridrato de bupivacaína são contraindicadas em pacientes com conhecida hipersensibilidade a anestésicos locais do tipo amida ou a outros componentes da fórmula. As soluções de cloridrato de bupivacaína são contraindicadas em associação com anestesia regional intravenosa (Bloqueio de Bier) uma vez que a passagem acidental de cloridrato de bupivacaína para a circulação pode causar reações de toxicidade sistêmica aguda. O cloridrato de bupivacaína 7,5 mg/mL é contraindicado em pacientes obstétricas. Houve relatos de parada cardíaca com dificuldade de ressuscitação ou morte após o uso de cloridrato de bupivacaína para anestesia epidural em pacientes obstétricas. Na maioria dos casos isto foi relacionado com cloridrato de bupivacaína 7,5 mg/mL. Os anestésicos locais são contraindicados em anestesia epidural em pacientes com hipotensão acentuada, tais como nos choques cardiogênico e hipovolêmico. Também são contraindicados em bloqueios obstétricos paracervicais, os quais podem causar bradicardia fetal e morte.
Risco na gravidez: Categoria C – Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas.
O uso de bupivacaína na concentração de 0,75% não é recomendado para anestesia obstétrica. A bupivacaína não é recomendada para anestesia regional intravenosa (Bloqueio de Bier). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Confira todas as informações na Bula do Anestésico Neocaína 0,5% sem Vasoconstritor da Cristália.
Veja também o conteúdo sobre uso de anestésico local na odontologia e como evitar possíveis complicações disponível no Blog Dental Speed!