Clareador Dental Profissional para Dentistas

Clareador dental para dentística e estética odontológica

Oferecer aos seus pacientes um sorriso mais branco e harmonioso faz parte do diferencial do seu consultório. Mas, para clarear os dentes com segurança e resultados profissionais em dentística e estética, é importante investir em produtos confiáveis e de qualidade.

A seguir, você vai saber mais sobre clareadores dentais, conferir as marcas principais marcas, os tipos de técnicas disponíveis e como escolher o produto certo para os seus casos clínicos. Confira!

O que é clareador dental profissional?

O clareador dental profissional é um gel à base de peróxido de carbamida ou hidrogênio disponível em diferentes percentuais de concentração. Ele pode ser aplicado pelo dentista no consultório, em sessões que duram até 45 minutos, ou utilizado pelo próprio paciente em casa, com o auxílio de moldeiras personalizadas.

A indicação clínica de cada tipo de clareador dependerá de alguns fatores, como as expectativas estéticas, o perfil do paciente e as especificidades de cada caso.

Em que casos é indicado o clareamento dental?

O tratamento é indicado principalmente nos seguintes casos:

  • Dentes com coloração amarelada ou escura;
  • Alterações de cor causadas pelo envelhecimento;
  • Dentes endodonticamente tratados, nos quais é indicado o clareamento interno;
  • Escurecimento decorrente de lesões ou traumas dentários, visando recuperar a estética;
  • Necessidades estéticas, quando o paciente deseja melhorar a estética do sorriso.
  • Entre outros.

Importância do clareamento dental profissional

O clareamento dental é um procedimento que traz benefícios estéticos muito relevantes, contribuindo especialmente para a melhora da autoestima, autoconfiança e bem-estar dos pacientes submetidos ao tratamento.

O uso correto do branqueador de dentes, sob supervisão profissional, é fundamental, uma vez que exige avaliação clínica, alinhamento de expectativas e acompanhamento para a manutenção da cor ao longo do tempo.

Diferença entre clareamento caseiro e de consultório

Clareador de Consultório

O clareamento de consultório é realizado no próprio ambiente clínico e envolve o uso de gel clareador com peróxido de hidrogênio em concentrações mais altas, geralmente de 35% a 40%, por um período reduzido.

Após a proteção dos tecidos moles com barreira gengival, o clareador dental de consultório é aplicado na superfície dos dentes em sessões de curta duração, conforme o protocolo e a indicação do cirurgião-dentista.

É indicado para pacientes que:

  • apresentam escurecimento moderado a severo;
  • desejam resultados imediatos;
  • não se adaptam ao uso de moldeiras;
  • buscam clareamento antes de procedimentos estéticos;
  • possuem recessões gengivais severas (mediante avaliação).

Além disso, para obter resultados mais rápidos, estáveis e duradouros, o clareador dental de consultório pode ser utilizado em associação com o clareador dental caseiro profissional.

Clareador Caseiro

O clareamento caseiro costuma ser mais indicado para pacientes com sensibilidade dentária, pois utiliza produtos de menor concentração, como clareador dental caseiro com peróxido de carbamida (10% a 22%) ou peróxido de hidrogênio (4% a 10%).

Na técnica, o paciente aplica o produto em uma moldeira individualizada e utiliza pelo tempo e na frequência indicados pelo cirurgião-dentista.

É indicado para pacientes que:

  • buscam um tratamento mais econômico;
  • desejam maior longevidade dos resultados;
  • se adaptam ao uso diário de moldeiras;
  • apresentam histórico de sensibilidade dentária.

Para garantir o controle dos resultados e o manejo de efeitos adversos, como a sensibilidade dentária, todo o processo é supervisionado pelo dentista.

Melhores Marcas de Clareador Dental

FGM

Líder em clareadores, a FGM oferece um portfólio completo para diferentes protocolos clínicos, com opções de clareamento caseiro supervisionado, como Whiteness Perfect e Whiteness Simple, além de soluções para clareamento em consultório, com o Whiteness Hp 35% Com Top Dam.

Ultradent

A linha de clareadores da Ultradent é referência no mercado odontológico por sua eficácia e segurança. Entre os destaques da marca estão o Opalescence PF, indicado para clareamento dental caseiro, e o Opalescence Boost, gel clareador para dentes sensíveis com pH neutro de 7. 2.

SDI

A linha Pola, da SDI, é uma das mais consagradas do mercado odontológico, oferecendo conforto e segurança aos pacientes durante os tratamentos. O portfólio inclui opções para uso caseiro, como o Clareador Pola Day e Pola Night, e para aplicação no consultório, como o Clareador Pola Office+.

PHS

A PHS oferece produtos modernos, como o Kit de clareamento dental Potenza Bianco PRO SS 38% H2O2. O diferencial está na bisnaga para clareamento dental pré-dosada, que dispensa a manipulação do gel e facilita a aplicação na boca, reduzindo o tempo de cadeira durante o procedimento clínico.

Maquira

A Maquira oferece clareador dental para dentistas que buscam custo-benefício aliado à qualidade. A linha Power Blanching da BM4 apresenta diferentes concentrações de peróxido de carbamida, além de opções de aromas variados, como hortelã, açaí, laranja e sem sabor, tornando o procedimento mais confortável para o paciente.

AllPrime

O clareador dental para uso profissional da AllPrime é compatível com protocolos odontológicos variados e possui excelente aceitação clínica. As versões para uso caseiro estão disponíveis em kits ou seringas avulsas, nas concentrações de peróxido de carbamida 16% e 22%, enquanto a versão de consultório é apresentada em kit de automistura com peróxido de hidrogênio a 35%.

Como escolher o clareador ideal para cada paciente?

Para selecionar o melhor clareador dental para o seu paciente, é importante avaliar:

  • Histórico de sensibilidade do paciente: recomenda-se o uso de géis de menor concentração e uso de dessensibilizantes. O peróxido de carbamida a 10% é considerado o padrão-ouro, com menor risco de sensibilidade dentária.
  • Tempo disponível para o tratamento: avaliar a possibilidade de realizar sessões em consultório ou recomendar uso de géis com concentrações intermediárias.
  • Características de escurecimento dental: casos difíceis podem exigir protocolos mais longos e concentrações maiores, nunca deixando de acompanhar a sensibilidade e integridade dos tecidos.
  • pH e dessensibilizantes: para reduzir o risco de desmineralização e sensibilidade, opte por géis com pH alcalino e estável e que contenham nitrato de potássio e fluoreto de sódio.

Buscando o melhor clareador dental profissional para seus casos clínicos? Invista nas opções das marcas FGM, Ultradent, SDI, PHS, entre outras disponíveis na Dental Speed. Faça seu pedido com entrega rápida e condições especiais e eleve o padrão dos seus procedimentos clareadores!

Principais dúvidas sobre clareadores dentais

Quais são os principais componentes dos clareadores dentais?

Os clareadores odontológicos são geralmente compostos por peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida em diferentes concentrações. Além disso, também podem conter nitrato de potássio e fluoreto de sódio.

Como escolher o clareador dental ideal para cada paciente?

A escolha do gel clareador varia conforme as características de cada caso e necessidades estéticas do paciente.

Qual a diferença entre peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida nos clareadores?

A diferença é que o peróxido de hidrogênio possui degradação mais rápida que o peróxido de carbamida, afetando a duração e estabilidade do tratamento.

Como evitar a sensibilidade dental durante o clareamento?

A sensibilidade dental durante o tratamento clareador pode ser evitada com o auxílio de cremes dentais próprios para sensibilidade. Outra opção, é reduzir a concentração ou o tempo de exposição ao gel clareador.

Quais são os cuidados pós-clareamento que devem ser recomendados aos pacientes?

As principais recomendações após o clareamento dental incluem: evitar alimentos pigmentados e ácidos, não fumar e manter bons hábitos de higiene.

Clareadores dentais podem ser usados em pacientes com restaurações?

Os clareadores dentais podem ser usados em pacientes com restaurações. Contudo, após o tratamento, será necessário substitui-las, uma vez que resina não sofre ação clareadora.

Qual a concentração ideal de peróxido para clareamento em consultório?

Os clareadores dentais de consultório geralmente possuem concentrações de peróxido mais altas, variando entre 35% e 40%. A escolha dependerá das necessidades individuais de cada caso.

Como armazenar corretamente os clareadores dentais?

Os clareadores dentais devem ser armazenados conforme as orientações da fabricante. Alguns estudos indicam que é importante mantê-los refrigerados para garantir a eficácia do tratamento.

Quais são as contraindicações para o uso de clareadores dentais?

As contraindicações ao clareamento dental são: pacientes menores de 15 anos, pacientes com cáries, pessoas alérgicas a algum componente da fórmula, pessoas com problemas gengivais ou de formação do esmalte dental, dentre outros.

Como combinar técnicas de clareamento caseiro e profissional para melhores resultados?

Geralmente, as sessões de clareamento iniciam no consultório para garantir resultados mais rápido. Depois, o paciente continua o tratamento em casa, utilizando gel clareador de baixa concentração e moldeira personalizada.

Leve junto: produtos e acessórios para clareamento dental!

Além de clareadores dentais, oferecemos outros produtos essenciais para seus procedimentos de clareamento. Aproveite e leve junto:

  • Refil de clareador dental: seringas unitárias de gel clareador, ideais para tratamentos específicos ou complementares.
  • Barreira Gengival: produto fotopolimerizável, indicado para proteção do tecido gengival durante a aplicação em consultório;
  • Acessórios para clareamento: moldeiras, afastadores labiais e outros itens essenciais para o procedimento clareador.