Anestésico

Anestésico Odontológico de Uso Clínico

Os medicamentos odontológicos denominados anestésicos são alguns dos recursos mais utilizados na odontologia para controle da dor do paciente.

Esse tipo de fármaco permite bloquear a transmissão de impulsos nervosos durante o período de tempo necessário para a execução de procedimentos odontológicos dolorosos como cirurgias, exodontias e tratamentos de canal.

Quais são os anestésicos odontológicos?

Existem diversas opções de anestésicos para Odontologia no mercado, desde soluções injetáveis comercializadas em tubetes até anestésicos em forma de creme, gel ou spray, para uso tópico.

Anestésicos locais injetáveis

Os anestésicos locais podem ser encontrados em diversas composições, com ou sem vasoconstritor, cada um deles com suas especificidades e indicações.

Os principais anestésicos odontológicos são:

Ainda, é possível lançar mão de diferentes técnicas anestésicas para induzir a anestesia a nível local. São elas: anestesia tópica, infiltrativa, bloqueio de campo, bloqueio de nervo periférico e tumescente.

Anestésicos tópicos

O anestésico tópico odontológico também pode ser usado para inibir a dor durante os procedimentos odontológicos.

São substâncias desenvolvidas, geralmente, à base de lidocaína, prilocaína ou benzocaína (Anestésico Benzotop); e comercializadas em forma de creme, gel, pomada ou spray.

Indicadas para uso prévio em anestesias injetáveis, procedimentos clínicos envolvendo inserção de agulhas, tomadas radiográficas, impressões dentárias, posicionamento de próteses e remoção de tártaro.

Qual o anestésico mais usado em odontologia?

A Lidocaína é o anestésico mais utilizado na Odontologia. A solução anestésica é considerada padrão ouro no mercado, pois a partir dela todos os demais anestésicos são comparados.

Contudo, embora seja um anestésico relativamente seguro, nem sempre é o mais indicado para determinadas situações clínicas.

Desse modo, antes de escolher o anestésico para odontologia, seja anestésico tópico ou anestésico injetável, é preciso considerar fatores como:

  • Procedimento a ser realizado;
  • Duração do procedimento;
  • Necessidade de hemostasia;
  • Necessidade de controle da dor pós-operatória;
  • Condições sistêmicas do paciente (pediátrico, gestante, cardíaco, diabético, etc.);
  • Quantidade máxima recomendada;
  • Contraindicações dos sais anestésicos e vasoconstritores.

Por fim, para garantir a segurança e satisfação de seus pacientes, invista nas melhores marcas de anestésicos: DFL, Cristália, Septodont TDV/DLA e SS White. Todas elas estão disponíveis no portfólio com mais de 30 mil produtos da Dental Speed.