Carrinho de Compras 0

O que é Implantodontia?

A implantodontia é uma área de especialização da odontologia, responsável pela reconstrução e reposição de dentes, através de implantes dentários diretamente no osso da mandíbula e do maxilar. Esses implantes, que substituem as raízes dos dentes, são conhecidos como pinos ou parafusos, e é neles que são fixadas as próteses dentárias.

Uma curiosidade histórica: A Implantodontia é a segunda disciplina mais antiga da odontologia, com registros de técnicas primitivas de implantes datando de 600 anos antes de Cristo.

Qual o material do implante dentário?

Os implantes dentários já foram feitos de diversas ligas metálicas diferentes, mas devido a corrosão desses materiais, que geravam grandes taxas de insucesso, muitos desses materiais foram sendo abandonados.

Atualmente, o material utilizado para implante ósseo em odontologia é o titânio. Por ser um material biocompatível, o pino se integra ao tecido ósseo do paciente, além de ter excelente resistência a corrosão. Mas existem diferentes materiais para implantes dentários, como aço, platina, paládio, entre outros, porém são utilizados em menor escala.

O que fazer quando o paciente tem perda óssea na região do futuro implante?

Para casos em que o paciente não tem tecido ósseo o suficiente para sustentação do implante dentário, são utilizados enxertos ósseos. Este enxerto pode ser feito através de 3 modos:

Confira mais detalhes sobre os tipos de enxerto para preenchimento do “gap” em implantes imediatos e saiba quando devemos escolher entre retratamento endodôntico ou exodontia e implante.